quarta-feira, 4 de junho de 2008

Sem aluguer


Qantas pessoas seriam capazes de dizer não a um convite para viajar? Digo, convite, convite a sério... Daqueles com tudo incluído, tipo full package. Sim, avião, alimentação e quase, quase despesas extra pagas. Pois... Eu tenho negado. Há meses, imensos meses que ando a negar viagens a Paris, Milão, Praga. Porque a minha consciência não permite aceitar viagens em troca de sonhos alheios. Porque não sou capaz de alimentar ilusões e conviver com elas um fim de semana inteiro. E depois, se eu aceitasse, teria que indemnizar o dador, porque saberia no meu íntimo que não tinha sido honesta e que teria uma dívida para com aquela pessoa. Mesmo que jogasse sempre limpo e fizesse o pré-aviso de que o meu corpo e a minha mente nunca se separariam e seriam sempre apenas meus.

E volto a perguntar... Quantas pessoas diriam não à possibilidade de acrescentarem a Torre Eifel e o Prado, uma lasagna verdadeira e os relógios de Praga, à sua vida?

Não sei.

7 comentários:

Psiquiatra Angustiado disse...

Eu aceitaria. Pedia que me enviassem para casa o bilhete e as reservas de hotel, e quando me apetecesse marcaria uma data. E iria, sem dar cavaco a mais ninguém. Se alguém gosto de nos ver felizes e nos oferece uma viagem, só há que aceitar. Penso eu de que, Bah!

Bah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bah disse...

Sim, é um argumento de peso. Mas a ideia de me enviarem o bilhete para casa e as marcações do hotel, não seria possivel...
Teria que partilhar datas, aviões, quartos e companhias.

Assim também irias?

Visitaste-me de Roma e de Florença???

Psiquiatra Angustiado disse...

É mesmo assim: um dia nas margens do Arno, outras nas margens do Tibre, e outras banhado pelo Tejo. Se fosse convidado e a companhia me agradasse iria certamente. Se não quisesse a companhia, diria à pessoa "então já que a simpatia e disponibilidade são tantas, passa para cá as viagens e os hotéis que eu vou sozinho, se é que gostas mesmo da minha pessoa." De outro modo, o que está em causa é apenas o interesse em estar connosco (contigo), e para isso não é preciso viagem nenhuma. Para impressionar, já nos bastaram o Monet ou o Renoir. Penso eu de que, Bah!

Bah disse...

É uma chiquezaaaa!!!!!

mas que mal pergunte... Emigraste?

Psiquiatra Angustiado disse...

Chiqueza é ficar em casa a descansar e ainda por cima ter convites com tudo pago para ir passear. Bah!, não emigrei, vim numa missão psiquiátrica, diria, numa árdua missão psiquiátrica que mal me tem dado para respirar. Mas estou certo de que serei depois vil e barbaramente recompensado. Talvez me ofereçam viagem e estadia para a Sibéria e me obriguem a ficar lá de vez...

Bah disse...

Ficar em casa a descansar é coisa para fazeeres em 2100, quando atingires a idade de reforma... Agora é tempo de dares asas aos olhos e alimentares-te de tudo o que puderes.